PESSOAS QUE ACESSARAM O BLOG:


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Uso Policial da Lanterna


Quando se fala em equipamento policial, geralmente se imagina que estamos nos referindo a coletes a prova de balas, armamento e viaturas. Porém, existem acessórios que complementam bem o uso desses equipamentos, tendo até uma função independente deles, que pode chegar a definir o sucesso ou o fracasso de uma atuação policial. Dos acessórios que considero indispensáveis para nosso serviço é a lanterna, um objeto simples, mas muito útil no dia-a-dia policial.

Lanterna e Busca Policial

Obviamente, quando falamos em lanterna, falamos em noite, em escuro. Quem atua em serviços policiais noturnos sabe bem o quanto esse equipamento pode ajudar, por exemplo, na realização de buscas.

Pense na busca realizada num carro, por exemplo. É praticamente impossível realizar uma revista tecnicamente correta sem possuir uma fonte de luz móvel, que faça com que o policial identifique cada canto do veículo – porta-luvas, porta-malas, caixas de som, parte inferior dos bancos etc. Cada um desses cantos pode esconder objetos ilícitos, inclusive armas que, no decorrer da ação, podem ser usadas contra a vida da guarnição que está atuando.

Não é incomum que em abordagens e buscas pessoais em bairros desfavorecidos, onde a iluminação geralmente é escassa, seja necessário verificar se os abordados não esconderam drogas e armas nas imediações, locais onde a escuridão prevalece, e o pouco cuidado pode custar a vida de um policial.

Lanterna e Armas de Fogo

Salvo grupos especiais bem equipados, dificilmente os policiais brasileiros usam em seu dia-a-dia armas com lanternas embutidas. Para compensar a falta do equipamento ideal, existem técnicas específicas para a utilização da lanterna com armas curtas, como pistolas e revólveres. Quem já incursionou por becos e vielas escuras, e principalmente por edificações abandonadas ou em construção, sabe bem a utilidade do recurso.

Em alguns casos, a falta da lanterna é motivo suficiente para abortar uma missão, pois, como diz o ditado, “à noite, todos os gatos são pardos”.

* * *

Como todo equipamento da atividade policial, também são precisos cuidados na utilização da lanterna, pois além de servir para iluminar, ela pode muito bem servir para que o policial seja identificado à distância pelo oponente. Salvo esse aspecto, creio que os recursos oferecidos por ela são muito positivos.

Em relação aos modelos disponíveis no mercado, sugiro aquelas que, em vez de lâmpadas comuns, possuem LED’s, muito mais duradouros e possuem uma capacidade boa de iluminação. Procure modelos pequenos e leves, que possam ser portados junto com seu equipamento sem lhe causar transtornos. Cores escuras são as mais indicadas, e baterias recarregáveis, além de serem mais econômicas, evitam que o policial eventualmente tenha problemas na reposição. Na imagem logo acima, está o modelo que me refiro (esquerda) e o NÃO indicado, que, creiam, já vi policiais usando.

Naturalmente, este não é um artigo com rigores técnicos, apenas uma sugestão para orientar os policiais a melhorar seu desempenho no serviço operacional. Não se esqueça: leve uma boa lanterna em todos os seus serviços, garanta o sucesso de suas ações e preserve sua própria vida!

11 comentários:

Anônimo disse...

Sugestão/proposta para a TABELA DE ESCALONAMENTO VERTICAL:

GRAU HIERÁRQUICO - SOLDO DO MILITAR ESTADUAL (PMERJ/CBMERJ)

CORONEL --------------- R$ 2.000,00 - Cel
TENENTE CORONEL --- R$ 1.850,00 - Ten Cel
MAJOR ------------------ R$ 1.716,00 - Maj
CAPITÃO ---------------- R$ 1.530,00 - Cap
1º TENENTE ------------ R$ 1.320,00 - 1º Ten
2º TENENTE ------------ R$ 1.184,00 - 2º Ten
SUBTENENTE ----------- R$ 1.060,00 - Subten
1º SARGENTO ------------- R$ 950,00 - 1º Sgt
2º SARGENTO ------------- R$ 850,00 - 2º Sgt
3º SARGENTO ------------- R$ 764,00 - 3º Sgt
CABO ----------------------- R$ 542,00 - Cb
SOLDADO ------------------ R$ 518,00 - Sd *

SALÁRIO MÍNIMO vigente: R$ 510,00.

A TABELA ACIMA FOI FEITA DE ACORDO COM A LEI Nº 279, DE 26 DE NOVEMBRO DE 1979.

* Conforme o artigo 7º, inciso VII, da Constituição Federal e o artigo 92, inciso I, da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, O MENOR SOLDO NÃO PODE FICAR ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO vigente (R$510,00).

O SOLDO É O SALÁRIO DO MILITAR.

SE QUEREM VALORIZAR O POLICIAL E O BOMBEIRO, AUMENTEM O SOLDO!

A DEFASAGEM SALARIAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO É DE 71,24%!

A PMERJ está sendo apenas um "trampolim" para concursos mais estáveis e bem remunerados. Isso explica a INSEGURANÇA PÚBLICA no Rio de Janeiro.

DINHEIRO PARA DAR AUMENTO SALARIAL, O GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TEM, E DE SOBRA!

O Rio de Janeiro é o segundo estado do país em arrecadação e, espantosamente, o pior salário pago aos Bombeiros e Policiais Militares do Brasil.

Anônimo disse...

Um colega esteve em Brasília no Movimento em Apoio à PEC 300 e lá conheceu um companheiro de luta que é Policial Militar no Espirito Santo. O PM do ES informou que tem 16 anos de Polícia é Soldado, mas ganha em torno de R$ 2.400,00. E outra, o serviço extra na cidade em que ele trabalha é remunerado (em torno de R$ 180,00 a R$ 200,00). VERGONHA PARA O RIO DE JANEIRO!! FORA PINÓQUIO...

Nós, Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro, não precisamos de "promoções", precisamos de um salário digno. O que adianta ser 1º Sargento PM e receber remuneração de recruta????

Há a necessidade de valorização dos Policiais Militares fluminenses, para que eles sejam respeitados em todo o Brasil pela modalidade de policiamento e enfrentamento, porque atualmente eles são motivo de chacota das demais instituições. PMs do Rio recebem 1/3 e em alguns casos 1/4 da remuneração de Policiais Militares de outros Estados.

No Estado do Rio de Janeiro, o Major tem o mesmo salário que o Soldado de Brasília. É um absurdo tamanha discrepância!!!

NÃO À PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO E
SIM AO SOLDO ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO!!

Anônimo disse...

O que adianta ser Subtenente PM e receber remuneração de Soldado???

Me considero moderno, pois tenho aproximadamente 10 (dez) anos de PMERJ, mas quando ingressei na corporação recebi, como Soldado, um soldo superior ao salário mínimo daquela época (o soldo era R$ 218,00 e o salário mínimo R$ 200,00).

Hoje, só de Subtenente para cima recebe um soldo superior ao salário mínimo vigente!

Anônimo disse...

' D E S G O V E R N O ' - R J

POBRES FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS...

ESTUDARAM, PRESTARAM CONCURSO PÚBLICO, TRABALHAM TANTO E RECEBEM CONTRACHEQUES VERGONHOSOS!

Anônimo disse...

GESTÃO DA QUALIDADE NA POLÍCIA MILITAR

Um prerrequisito para o CAS (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos) deveria ser o ENSINO SUPERIOR COMPLETO, ou seja, o 2º Sargento deve possuir qualquer curso de Nível Superior (3º Grau). Necessitamos melhorar o nível da tropa, que está muito ruim! Precisamos elevar a Auto-Estima do Policial Militar do Rio de Janeiro...

Anônimo disse...

GESTÃO DA QUALIDADE NA POLÍCIA MILITAR

Um prerrequisito para o CAS (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos) deveria ser o ENSINO SUPERIOR COMPLETO, ou seja, o Segundo-sargento deve ter concluído qualquer curso de Nível Superior (3º Grau). Necessitamos melhorar o nível da tropa, que está muito ruim! Precisamos elevar a Auto-Estima do Policial Militar do Rio de Janeiro...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pré-requisito para o CAS????? Nível Superior???? Como??? De que forma???? Se os policiais mal têm o que comer... Só rindo mesmo... Para exigir Nível Superior para o CAS, Pós-Graduação para o QOA e Doutorado para o CAO, é necessário um salário digno, do jeito que está, não dá....

Anônimo disse...

Com o Salário Mínimo de hoje (2010), R$ 510,00, se compra menos que com os R$ 200,00 de 2002.


E SÉRGIO CABRAL FILHO NÃO PAGA NEM UM SALÁRIO MÍNIMO DE SOLDO!!!


Detalhe: em 2002, o soldo do Soldado da PMERJ e do CBMERJ era R$ 218,00 (acima do salário mínimo vigente). Agora (em 2010), o soldo do Soldado da PMERJ e do CBMERJ está simplesmente R$ 210,00 abaixo do salário mínimo vigente!

Conclusão: o poder de compra do PM e do BM do Estado do Rio diminuiu demais nesses oito anos, ou seja, houve uma redução do poder aquisitivo dos militares estaduais, o que gera o endividamento da tropa.

POLICIA DE VERDADE (QUASE TODOS SÃO) disse...

ESSE PESSOAL DO CFS 2006 OU SGT (TJ) DEVEM ESTAR MALUCOS, QUE PAPO É ESSE DE NIVEL SUPERIOR OU CURSO SUPERIOR, PRA QUE? PRA SE ESCONDER, TRABALHAR EM GUARDA EM FORUM EM HOSPITAL OU QUALQUER SERVIÇO QUE NÃO PRECISA COLOCAR A CARA. TÁ DE BRINCADEIRA, DEVERIAM ERA SER TRANSFERIDOS PARA POLICIAMENTO NO COMPLEXO OU NA AUTOMOVEL CLUB, PEDREIRA,LAGARTIXA, OU FICAR BASEADOS NA BRASIL OU LINHA VERMELHA. PARA CONQUISTAR ALGO, QUE A ANTIGUIDADE SABE O QUE É, SOU CABO PM E JAMAIS VOU FICAR 10 MESES FAZENDO CFS ESPECIAL NO 0X0 PRA GANHAR 200 REAIS A MAIS. NOBRE MS CMDO GERAL TRANSFERE ESSE CFS 2006 PARA LOCAIS QUE ESTÃO PRECISANDO DE POLICIA.

CAPITAL HOMENS E HEROIS DE VERDADE disse...

QUANDO ASSUMIR UM HOMEM DE VERDADE NO GOVERNO, TENDO COMO DEUS ACIMA DE TUDO, LEIA O QUE ACONTECERÁ: SALMO 18 DO 21 AO 50-----
Porque guardei os caminhos do SENHOR, e não me apartei impiamente do meu Deus.
22 Porque todos os seus juízos estavam diante de mim, e não rejeitei os seus estatutos.
23 Também fui sincero perante ele, e me guardei da minha iniqüidade.
24 Assim que retribuiu-me o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus olhos.
25 Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero;
26 Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.
27 Porque tu livrarás o povo aflito, e abaterás os olhos altivos.
28 Porque tu acenderás a minha candeia; o SENHOR meu Deus iluminará as minhas trevas.
29 Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha.
30 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.
31 Porque quem é Deus senão o SENHOR? E quem é rochedo senão o nosso Deus?
32 Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.
33 Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas.
34 Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre.
35 Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.
36 Alargaste os meus passos debaixo de mim, de maneira que os meus artelhos não vacilaram.
37 Persegui os meus inimigos, e os alcancei; não voltei senão depois de os ter consumido.
38 Atravessei-os de sorte que não se puderam levantar; caíram debaixo dos meus pés.
39 Pois me cingiste de força para a peleja; fizeste abater debaixo de mim aqueles que contra mim se levantaram.
40 Deste-me também o pescoço dos meus inimigos para que eu pudesse destruir os que me odeiam.
41 Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR, mas ele não lhes respondeu.
42 Então os esmiucei como o pó diante do vento; deitei-os fora como a lama das ruas.
43 Livraste-me das contendas do povo, e me fizeste cabeça dos gentios; um povo que não conheci me servirá.
44 Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se submeterão a mim.
45 Os estranhos descairão, e terão medo nos seus esconderijos.
46 O SENHOR vive; e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação.
47 É Deus que me vinga inteiramente, e sujeita os povos debaixo de mim;
48 O que me livra de meus inimigos; sim, tu me exaltas sobre os que se levantam contra mim, tu me livras do homem violento.
49 Assim que, ó SENHOR, te louvarei entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome,
50 Pois engrandece a salvação do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua semente para sempre.

Anônimo disse...

DIANTE DE ALGUNS COMENTÁRIOS,DIGO QUE NIVEL SUPERIOR NÃO É QUALIDADE DE HONESTIDADE DE NINGUÉM,SE ASSIM O FOSSE,NÃO TERÍAMOS JUÍZES CORRUPTOS,PROMOTORES,DELEGADOS ETC...
PARA SER OFICIAL DA NOSSA CORPORAÇÃO,BASTA O 2 GRAU,E PARA A POLICIA CIVIL,FEDERAL,NIVEL SUPERIOR.
SOU BACHARELADO EM DIREITO,NÃO ME VEJO EM FATOR DE SUPERIORIDADE SOBRE NENHUM COLEGA MEU,ALIÁS COMO FOI BEM COLOCADO,PARA SER UM BOM POLICIAL NÃO SE FAZ NECESSÁRIO UM DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR.SER SARGENTO,OFICIAL ETC...TEM QUE EXISTIR ESTRUTURA,RESPEITO INTELIGÊNCIA DAS AÇÕES...NÃO CONCORDO COM ESTE MILITARISMO,QUE NÃO TEM NADA A VER COM A FUNÇÃO DE POLICIAL,PARA SER POLICIAL NÃO SE FAZ NECESSÁRIO UMA GRADUAÇÃO OU PATENTE,BASTA SER POLICIAL,A POPULAÇÃO NÃO QUER SABER SE O POLICIAL É OFICIAL,SOLDADO,CABO,SARGENTO ETC....NUNCA PENSEI EM SER OFICIAL,HOJE MEU OBJETIVO É A POLICIA CIVIL,FEDERAL,OU PRF,NESTAS INSTITUIÇÕES O AMBIENTE DE TRABALHO É OUTRO,EXISTE O RESPEITO DO DELEGADO PARA COM OS OUTROS POLICIAIS,NÃO VEMOS VIATURAS DA PCERJ DA PRF OU DA PF,BASEADAS EM COMÉRCIOS,POLICIAMENTOS VENDIDOS,LEILÃO DE SETORES DE TRABALHO ETC...NA PMERJ OS OFICIAIS,QUE INGRESSARAM NA CORPORAÇÃO COM EXIGÊNCIA DO 2 GRAU,APRENDEM NA ACADEMIA,QUE O PRAÇA É MENTIROSO,ESTÁ SEMPRE TENTANDO ARMAR,É ENVOLVIDO COM ALGUMA COISA ILICITA,QUE TEVE OFICIAL QUE FOI PRA RUA POR CAUSA DO PRAÇA ETC...SEI DISSO PORQUE TEM UM COLEGA MEU DA MINHA TURMA DE SOLDADO QUE HOJE É CAPITÃO,E EU 3º SGT PM,ELE ME CONTOU ISTO E MUITO MAIS QUE NÃO CABERIA ESPAÇO AQUI,FORA AS ARMAÇÕES PARA INGRESSO DE FILHOS DE CORONÉIS NA APM,TINHAM QUE ACABAR COM O CONCURSO EXTERNO,E PARA SER OFICIAL TERIA QUE NO MINIMO TER SIDO PRAÇA POR 3 ANOS,ASSIM SENDO,SÓ POR CONCURSO INTERNO.
ENFIM ,MEUS CAROS COLEGAS,NÃO PENSO,COMO MUITOS TAMBÉM NÃO EM CONTINUAR NESTA PMERJ,É SÓ IR NOS CURSINHOS,LOTADOS DE PAPA MIKE,BRAVO MIKE, QUERENDO SAIR DA NOSSA INSTITUIÇÃO,ESTOU ESTUDANDO PARA ME LIVRAR DESTE PESADELO QUE É A PMERJ,TENHO NOJO EM LER ALGUNS COMENTÁRIOS,OFICIAIS ASSEDIANDO FEM,ACHARCANDO O PRAÇA,PUNINDO ETC...VAMOS ACORDAR,O ÚLTIMO APAGUE A LUZ!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina